O impacto da família na nossa história
A família e o ambiente em que nascemos, crescemos, fomos criados e adquirimos nossos valores sobre a vida impacta muito nossa psiquê e saúde mental. Pensando na nossa árvore genealógica, nossa ancestralidade, também tem um peso nisso.
Há destinos pessoais que não se realizam porque tem suas implicações no inconsciente familiar, porque algo fica preso nessa teia familiar complexa. Carl Jung falou sobre pessoas abdicariam de sua vida, para viver a história de um ancestral, de seu pai, de sua mãe sem que nem saibam disso.
Ao mesmo tempo saber das raízes ancestrais ampliam uma rede de histórias que podem te fortalecer para realmente encontrar seu destino individual, pois não nos fazemos sozinho. A história não começa em nós e nem finaliza em nós, somos responsáveis pelo nosso “trecho”.
O nó está nos segredos, nos tabus, naquilo que fica oculto no inconsciente familiar e que encontra em uma pessoa sua possibilidade de sair para conscientizar aquele núcleo familiar. Muitas vezes essa pessoa pode ser vista como o “bode expiatório” familiar: o esquisito, o que vive de forma diferente, o rebelde não aceito…
A chave está na consciência. Em tornar-se consciente das suas realizações pessoais, apesar das expectativas familiares. Saber seguir seu destino e saber honrar o que veio antes de você.
Como é sua relação com sua história familiar? Se precisar de ajuda, entre em contato!