Resgate da confiança em si
Como psicoterapeuta eu desejo que as pessoas voltem a confiar em si mesmas. Parece estranho dizer isso, mas vejo que muitas vezes as pessoas não confiam nos seus instintos, no que sentem e nem na capacidade de seu próprio mundo interno de se ajustar e levá-las pros caminhos necessários.
Acho que a psicoterapia tem essa função e, às vezes, demora-se um tempo para isso. Porque ai que entram os processos, o resgate de algo perdido e dolorido do passado, a influência disso no presente e o comprometimento com sua visão de futuro. Mas essa alma, essa psiquê em si mesma, sabe pra onde segue.
Outro dia apareci no sonho de um analisando, me deu um certa ansiedade, porque sei que esses sonhos são importantes, o inconsciente não mente. Uma cena do sonho era eu dizendo pra essa pessoa deixar de lado umas vozes-fantasmas que vinham assombrá-la. Os detalhes dessa cena mostravam que eu não fazia por ela, mas confiava que ela mesma sabia como espantar essas vozes-fantasmas.
Me emocionei, realmente é a função do psicoterapeuta: acolher mas também confiar que aquela pessoa sabe agir e se cuidar sozinha, às vezes ela só precisa de uma orientação e de alguém confiando que ela consegue se virar.