Passos do processo de autoconhecimento

O processo de autoconhecimento não é fácil, eu acredito que seja um despertar, um chamado da alma. Você pode ser mais “empurrada” quando se encontra numa situação mais desafiadora, como numa transição (de relacionamento, moradia, de profissão, de fase de vida, de identidade) ou pode simplesmente ouvir os “sussurros” do “tá na hora de se aprofundar em si mesma”. A vida faz esse convite e sábio é quem está atento a esses sinais.

Para quem está buscando esse processo de autoconhecimento, compartilho algumas premissas que podem auxiliar e que venho percebendo ao longo dos anos no meu processo pessoal e no meu trabalho como psicoterapeuta:

1.Para se conhecer você precisa se desconhecer
Abrir mão de quem você acha que é para se tornar quem se é de verdade.

2.Para se conhecer você precisa de uma constância e de ritmo
Não basta aquele gás inicial da coragem, são doses homeopáticas de firmeza e consistência no caminhar… “Continue a nadar, nadar, nadar pra encontrar a solução…”

3.Você não precisa ir sozinha
Encontrar apoio é essencial, não porque as pessoas vão entender tudo que você estiver passando (ninguém vai!), mas para lembrar que a vida também tem sentido se você compartilha sentidos com outras pessoas.

4.Lidar com situações desafiadores costuma ser desconfortável ou doer mesmo
A gente faz um esforço imenso pra se enganar e querer aliviar rapidamente algum desconforto, mas o trabalho é cuidar da dor sentindo a dor mesmo.

5.Você vai se sentir sozinha e perdida em alguns momentos
Muitas vezes vai achar que tá bem doida e vai se perguntar pra onde ta indo sua vida.

6.Se conhecer é uma jornada
Aproveite o caminho, as descobertas do processo. Não precisa ser pressa em chegar lá (seja o que for esse chegar lá)

Eu gosto de pensar que uma jornada intuitiva, porque você vai farejando pra onde ir nos caminhos – as vezes labirintos- internos. Tem que estar conectado com seus instintos e seu oráculo interno, que são seus sonhos e seu corpo.

A mente não explica algo que é da alma!


Nesses momentos é importante lembrar por quais motivos você está firmada para seguir nessa autodescoberta e confiar… na vida, no desconhecido, em alguma entidade religiosa, no universo, nas coincidencias ou no que fizer sentido pra você!

Se precisar de ajuda, conte comigo!