Teste de personalidade ajuda no autoconhecimento?

Muitas pessoas já fizeram algum teste de personalidade disponível na internet. Seja por curiosidade, por tentar se entender melhor, atire a primeira pedra quem não fez ou já se sentiu curioso a fazer.

Esses testes tem especificidades que, na minha percepção, podem comprometer um processo de autoconhecimento. Vou falar sobre os principais pontos:

1) As descrições vagas e gerais: você se identifica com uma caractertística como impulsividade, mas não sabe contar a correspondência com sua vida: em qual sentido você age de forma impulsiva? em quais situações? com que frequência?

2) Podem reforçar uma utilização de rótulos de “tipos de personalidade”: alguém mais impulsivo, mais extovertido, mais introvertido, etc. Como se fossêmos somente uma coisa imutável.

3) Utilizar de rótulos para justificar suas ações: com comportamentos indesejáveis nas relações com outras pessoas, por exemplo, por ser alguém impulsivo você fala sem pensar e isso servir de justificativa para não se responsabilizar por suas ações e nem se comprometer com uma possível mudança.

O teste é como uma fotografia, é estático daquele momento, e depois de um tempo não te representa mais. Mas ele pode se tornar útil para dar nome àquilo que você faz e não percebia tão claramente. Por exemplo: você sempre falou o que queria sem pensar e percebeu que isso é ser mais impulsivo, mas não tinha percebido essa impulsividade.

Por outro lado, testes de personalidade podem ser um ponto de partida de começar a se pensar. Surge uma caracterísitica lá e que você se identificou, mas perceba como ela ocorre em você.

Você é único e não alguém genérico.

Atentem-se com generalizações: sou isso mesmo e sempre ajo dessa forma. Ninguém é uma coisa só.

E também cuidado com as dicotomias: sou bom/sou mau. Isso é muito precário pra definir uma personalidade abrangente que é você!

Questionem-se. Toda experiência pode se tornar um caminho pro autoconhecimento, no sentido de te despertar, te ajudar, mas no fundo, só você pode perceber o que tá rolando com você.

Se tiver difícil fazer isso sozinhe, encontre um psicólogo que te ajude nesse autodescobrimento.