Como saber se eu preciso de terapia?

Essa é uma dúvida bem comum para algumas pessoas, pois acreditam que a principal motivação para fazer terapia é ter algum “problema”: alguém que tenha sido diagnosticado com depressão, com síndrome do pânico, com TOC (transtorno obsessivo compulsivo), ou que esteja passando por alguma questão pessoal grave, etc. Esses são bons motivos para procurar ajuda de um psicólogo, mas que podem ir além, ou seja, a motivação pode ser querer conhecer-se mais, o autoconhecimento.

Grande parte de dia-a-dia é afetado por “gatilhos emocionais” ou seja, por reações emocionais à alguma situação disparadora, por exemplo: quando ficamos desestabilizados após um comentário em tom de brincadeira feito por um colega do trabalho, ou nos incomodamos quando uma pessoa demonstra determinado comportamento, ou ao sentir-se angustiado quando se pensa sobre o futuro, uma sensação de frustração e culpa por não realizar algo que gostaria.

Esses gatilhos emocionais são causados pela memória emocional experienciada em alguns momentos traumáticos e que muitas vezes não temos consciência disso. Entretanto, quanto mais essas situações e suas reações são ignoradas, mas parecem se repetir em nossas vidas.

Nesse sentido, a terapia pode ser uma excelente ferramenta de compreender nossas emoções, aliviar os anseios e as angústias, ressignificar experiências dolorosas, estabelecer e fortalecer uma inteligência emocional para viver a vida de modo mais leve. Isso não significa que determinadas situações não vão mais te afetar, mas sim que você saberá lidar com sabedoria diante dela.

A capacidade de diferenciar o que lhe agrada, quais são seus potenciais, quais são suas dificuldades, os desafios que você está enfrentando, como agir diante de determinada situação, como se posicionar a partir de seus valores são habilidades desenvolvidas pelo processo de autoconhecimento.

Esse processo traz benefícios inestimáveis, pois não são as coisas externas a você que mudam, mas você se transforma, aprende a colocar a lente correta aos óculos que enxerga a vida.

Se você deseja se transformar, se tornar uma pessoa mais consciente de seus atos, dos seus pensamentos e sentimentos, esse é um ótimo motivo para começar a terapia.

A você que se identificou, desejo um profundo mergulho em si mesmo!

Open chat
Powered by