O que se trabalha na psicoterapia junguiana: sintomas ou adoecimento da alma?

Na psicoterapia junguiana é possível trabalhar através de esclarecimento e psicoeducação as queixas e os desafios que as pessoas buscam entender e solucionar como: ansiedade, dificuldades de relacionamentos, auto estima, medos, perfeccionismo e auto exigência, sintomas depressivos…

Mas para além dessa psicoeducação para aliviar esses desconfortos e sintomas, a psicoterapia junguiana percebe que há sofrimentos que são mais profundos, da alma. E que isso quer dizer? Que às vezes estamos insistindo numa vida que não é a que verdadeiramente nos pertence, mas sim uma vida para “cumprir” exigências sociais, para agradar os outros ou que passa uma boa imagem de si para as pessoas.

E muitas vezes esse “custo” de uma vida aparentemente boa, mas que se não é verdadeira, são esses sintomas, incomodos, desconfortos emocionais profundos e que não passam com um ajeitar mais superficial de comportamentos, mas que nos pedem uma verdadeira mudança interior. É aquele momento em que nos perguntamos, muitas vezes angustiados: qual sentido disso pra mim? Por que minha vida chegou até aqui?

É nesse sentido que esse excesso de adaptação ao mundo externo, com essa aparente “vida boa” aos olhos alheios, mas que tem pouca ou nenhuma conexão com sua verdade interna, precisa ser invertida à uma adptação interior, da sua alma. A um alinhamento das suas verdades, um confronto consigo mesmo.

De fato, só podemos saber o que a alma, seu eu mais profundo precisa quando se entra num contato mais profundo, no encontro analítico da psicoterapia. Ai que vamos descobrindo e delineando juntos quais verdades você realmente precisa viver e do que precisa se libertar!