Psicoterapia junguiana: como funciona?

Afinal, como funciona uma psicoterapia ou análise junguiana?

Também conhecida como psicologia complexa, profunda ou analítica, esse método foi fundado pelo médico Carl Jung, que buscou entender a profundidade da alma humana e com isso ele propôs um método de trabalho, conhecido como dialético sintético. Jung não tem uma teoria e nem conceitos fixos, mas sim um jeito de auxiliar a entender mais profundamente tudo que somos!

Nesse sentido, a psicoterapeuta e a analisando estão em “pé” de igualdade, ou seja, a relação de dá de forma transparente a partir de um diálogo entre ambas. Ainda que consideramos o inconsciente, que é uma camada de nós mesmo mais profunda, tudo aquilo que não percebemos, que não está consciente, mas que nos influencia.

Na prática, a psicoterapia junguiana significa que eu, enquanto psicoterapeuta, participo e dialogo com você sobre o que percebo das suas emoções, comportamentos, pensamentos e atitudes, a fim de te ajudar a clarear o que você realmente pensa e sente e também como é afetada por alguma situação ou relação que está passando ou já passou na sua vida. Ainda, que te ajudo entender o que está acontecendo nesse seu mundo interno (no seu inconsciente) para que você possa se entender mais profundamente as causas, as raízes das suas dores e também de partes de sua personalidade que estão “enterradas”, mas que tem potencial de germinar e florescer.

E porque se entender mais profundamente? Porque além das queixas e sintomas mais na superfície (ansiedade, depressão, irritações, chateações), é importante também entender o que essas queixas e sintomas estão relacionadas internamente, para que elas deixem de perturbar, curando o mal pela raíz. Isso porque nem sempre nossa mente consegue perceber tudo o que estamos passando e nos leva a sofrer, então perceber esses aspectos do seu mundo interior ajuda a compor todo o mapa de quem você é.

E por fim, fazemos um mapamento de quem você é por dentro, juntas! Não existe fórmula de “seja isso, faça aquilo para ser feliz, para realizar sua vida”, mas sim como seus valores, suas ideias, seu jeito de ser faz sentido pra você mesmo! E tudo isso vai te ajudando a se sentir mais inteiro, com menos sensações de “tem alguma coisa que falta”, “minha vida não faz sentido…” porque esse método junguiano te ajuda você ter uma relação melhor entre suas partes mais superficiais e as mais internas e por fim você se sente melhor!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo para te ajudar.