Desejo: como saber o que eu quero de verdade

Nem sempre é fácil saber o que realmente queremos. As vezes ficamos inseguro/as, com medo de errar, nem sempre estamos enxergando bem as possibilidades, e vamos tateando no escuro e andando na neblina, buscando respostas para atingir a paz de “essa é a melhor escolha pra mim”.

Depende muito de como cada pessoa funciona, mas queria colocar alguns pontos sobre o que está relacionado ao desejo e como saber o que queremos.

1.Lembrar que não há certeza absoluta
Fazemos o melhor que podemos nas condições que temos agora. Isso pode parecer óbvio, mas para algumas pessoas muito exigentes consigo e inseguranças, isso é sempre bom relembrar. Você escolhe com o que tem hoje, e não com sua versão daqui a 6 meses. E isso pode te ajudar a soltar de ansiedades desnecessárias.

2.Para escolher é preciso presença
Tentar aliviar a ansiedade e medo o máximo possível. Aqui alguns exercícios de respiração, aterramento e mesmo exercícios físicos ajudam. O importante é se conectar com o corpo para estar presente. Uma mente vagueando não consegue enxergar direito.

3.A impermanência do desejo
Desejamos coisas o tempo todo, desde que eu quero comer hoje, a assuntos mais importantes (se saio desse relacionamento, continuo nesse trabalho, etc…) A questão é que temos que perceber o que é prioridade agora. Muitas vezes isso implica em abrir mão do nosso eu ideal (sempre tentando ser perfeito e acertar tudo) e do nosso apego à uma identidade (eu sempre gostei disso e assim sempre serei, não quero mudar).

4.É preciso fazer escolhas
Escolhas implicam em sacrifício, em abrir mão de algumas possibilidades e focar numa única. Muitos pensam que quanto maior o leque de possibilidade, melhor, pois visam se sentir mais seguros. Muitas vezes ter muitas opções e não querer abrir mão de nenhuma traz ainda mais dúvidas.

Somos seres desejantes, mas conseguir colocar critérios, fazer escolhas e seguir com o que desejamos é saber viver a vida!

Caso esteja difícil alguma escolha pra você, busque ajuda!