Porque escolher é difícil?

Acho que uma das coisas mais difíceis é a gente saber o que deseja de verdade pra escolher com convicção! Aquela sensação de “fiz a escolha certa e me sinto em paz”? É dessa mesmo que quero falar aqui.

Frequentemente aparece nas sessões sobre a dificuldade de escolher e queria elencar algumas coisas por detrás de escolhas (mesmo que sejam simples: comer um hamburguer ou uma salada hoje, porque eu mereço, rs!)

Escolhas exigem sacrifícios, é abrir mão de algo. E meus amigos oceânicos, quanto mais inseguro/a você está mais você acha que todas as possibilidades são boas e nenhuma deve ser sacrificada. Tudo te leva a crer que quanto mais, melhor, num pensamento de escassez enrustido de poder ter opções.

Não necessariamente ter muito é bom. Acumular é também evitar fazer escolhas, o que pode ser medo. Escolher é assumir que a vida depende mesmo de você. Tem sempre um chefe, uma história difícil, alguém filha da puta… mas no fundo a vida é tua.

Escolher é se arriscar que pode não dar certo, assim como pode dar, assim como outra possibilidade que nem imaginou pode acontecer. Na vida também cabe experimentar e se arriscar. Ficar focando em todas as possibilidades dos pós e contras pode ser importante, mas não dá pra viver nelas. Porque escolhas pedem ação!