O que pode tratar a psicoterapia?

A psicologia não consiste apenas em tratar de patologias ou de transtornos mentais (depressão, pânico, ansiedade generalizada, bipolaridade, etc), ou de tratar “loucos”, como muitos pensam.

A psicoterapia é importante para pessoas que desejam ou sentem um chamado de se conhecer e se entender mais, seja para ter uma melhor qualidade de suas relações, seja para levar a vida de forma mais leve, ou para poder se sentir mais em paz com quem se é, sem tanta vergonha ou exigência. E esse pode ser o início do processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Da mesma forma que cuidamos da saúde do nosso corpo podemos cuidar da saúde de nossa mente e das nossas emoções. Através de pensamentos e comportamentos mais saudáveis, gerenciando melhor o que sentimos e como damos destino para as emoções, tendo ações mais assertivas em seus diversos contextos.

O objetivo da psicoterapia é ajudar você a se perceber, a se descobrir, a explorar suas potencialidades, o que há de melhor em si e aceitar quem se é. Muitas vezes lutamos contra nós mesmos, somos nosso pior inimigo, e poder aceitar que somos pessoas humanas e que muitas vezes cometeremos erros e falhas é um passo importante na aceitação. Sair da (auto)exigência de ser perfeito ou de ser aceito por todas as pessoas.

Ainda ajudar a ter relações mais saudáveis com suas emoções, a superar traumas e dores do passado que ainda ressoam sem que perceba, a aprender a perdoar situações difíceis e principalmente a perdoar a si mesmo. Ajudar a resgatar sonhos tão singelos que foram esquecidos e ajudar a encontrar caminhos para realizá-los. Ajudar a ter uma vida plena e que faça sentido pra você e descobrir o sentido que lhe torna vivo e vibrante!

Esse é um caminho e fica meu convite para te ajudar e acompanhar nessa travessia. Vamos juntos?