Viver no exterior: um sonho com seus desafios

Muitas pessoas que desejam morar no exterior querer realizar um sonho. Em algum momento a vida na casa dos pais ou na mesma cidade se tornou uma mesmisse que não fazia mais sentido e viram uma oportunidade em viver fora do país, sendo isso construído e planejado com maior ou menor tempo, como por exemplo ao sair de um emprego e não saber pra onde ir.

A questão é muitos relatam um que sempre houve um desejo de viver uma experiência em outro país para crescer e se desafiar! Percebo que são pessoas que buscam sair da zona de conforto, seja para o autoconhecimento e desenvolvimento interior, seja para aprimorar outra língua, ter uma experiência profissional diferente, ampliar os horizontes de perspectiva de vida…

E a experiência de viver em um ou vários países pode ajudar a engrandecer uma riqueza de aprendizados, pois é realmente uma experiência transformadora para mudar a cabeça, os valores e crenças sobre a vida e estar em contato com pessoas e culturas tão diferentes.

Essa busca por um sentido ou mesmo por uma liberdade é vivenciada inicialmente com muita empolgação e entusiamo, mas ao mesmo tempo, também é vivenciada por um turbilhão de emoções e situações inusitadas.

Em meio a tantos novos aprendizados, podem acontecer uma imensa saudade de casa ou sensação de estar sem raízes, dificuldades na comunicação, cultura diferente, leis trabalhalistas ou regras para estudantes bastante diferentes… E como lidar com tantos sentimentos contraditórios e intensos ao mesmo tempo?

Esse momento pode ser muito desafiador e soliário. Muitos não desejam preocupar a família, por não poder ajudar tanto de longe, mas ainda não tem tantos amigos próximos, o que implica em lidar com muitas coisas sem ter um apoio necessário.

Passar por esse processo pode ser desafiador, pois ao mesmo tempo em que tenta lidar com a vida prática e organizar as coisas, também a vida emocional interior pede atenção para ser equilibrada!

Diante disso tudo, uma ajuda especializada por ser um guia, uma luz para conseguir amenizar tantos sentimentos e poder seguir com firmeza nos seus propósitos de conquistar esse novo país.