Terapia online para brasileiros fora do país

Muitos brasileiros expatriados enfrentam questões específicas sobre deixar o Brasil para viver em outro país. Sentimentos de solidão, pouca rede de contatos e amigos, inseguranças podem ser constantes levando muitos a buscar ajuda psicológica para lidar com esses novos desafios.

Qual a importância de um acompanhamento terapêutico para essas pessoas? Compartilho algumas questões que vejo serem comuns na minha experiência com pessoas que vivem fora do país de origem:

1) Isolamento
Sentir sem rede de apoio, com poucos amigos e uma dificuldade de encontrar pessoas para fazer um churrasco, comer uma pizza, dividir bons momentos. Muitas pessoas encontram amigos brasileiros que ajudam nesse enfrentamento da solidão, mas podem complicar questões de aprender melhor a língua, pois falam entre si em português.

2) Visto e permanência
Questões quanto ao visto e sua permanência temporária ou definitiva são imensamente burocráticas, que dependem de renda, trabalho, condições de vida no país local. Mas esse processos tornam uma sensação de constante ameaça de poder ir embora quanto o visto expirar ou não for renovado, o que implica em vivenciar situações estressantes nesse processo.

3) Senso de pertencimento
Seres humanos gostam de pertencer a um grupo. E em outro país esse processo pode ser prejudicado, pois fica uma sensação de não entender e não ser entendido completamente, mesmo sem situações simples (uma informação num supermercado, troca de informações no trabalho, um diálogo informal…)

4) Cultura e adaptação
A cultura em que nascemos sempre nos atravessa, é nossa raíz, além da língua, mas também costumes, hábitos, a importância de certas coisas e não de outras, entendimentos sobre a vida… Quando se vive em outro país é difícil entender completamente quais valores de vida essas pessoas compartilham. Você pode ser visto como o exótico e isso te fazer sentir sozinho e a comunicação ficar truncada.

Além dessas espeficifidades, muitos brasileiros que vivem no exterior buscam um psicoterapeuta brasileiro pelas vantagens de alguém que entenda seu jeito de ser brasileiro, ou seja, que fale a mesma língua – o que ajuda expressar seus sentimentos sem ter que se explicar em outra língua (o que é bem complexo) e compartilhe desse sentimento de nasci em tal lugar e por isso tenho esse jeito. O que percebo é que a forma de interação é mais espontânea entre pessoas com a mesma origem de país, permitindo sentindo-se mais acolhido, compreendido e pertencente.

Além dessas vantagens, é importante ressaltar a importância de pedir ajuda profissional, se sentir que esteja um sofrimento intenso para você que vive fora do país.