Qual a diferença entre psicanálise, psicologia e psiquiatria?

Ainda há muitas dúvidas sobre o trabalho de um psicanalista, psiquiatra e psicólogo. Todos são profissionais capazes de realizar atendimentos de saúde mental para tratar questões emocionais, mentais e psíquicas, entretanto com algumas especificidades.

O Psiquiatra é um profissional com formação em medicina, portanto é médico e especialista na área de psiquiatria. O psiquiatra realiza atendimentos para identificar e diagnosticar patologias mentais, tais como: como depressão, ansiedade, esquizofrenia, entre outros transtornos. É o único capacitado a indicar o tratamento medicamentoso, como por exemplo, antidepressivos e ansiolíticos, para auxiliar o tratamento dessas patologias. De forma geral, seus atendimentos mediados pelas medicações, suas doses e efeitos e como o paciente tem reagido a elas.

Já o psicólogo faz um acompanhamento mais de perto desse paciente, um profissional que estudou psicologia e utiliza do seu atendimento de conversas e técnicas psicoterápicas que irão identificar o que está realmente acontecendo com esse paciente, seu comportamento disfuncional e adoecimento mental, auxiliando na elaboração de sentimentos, comportamentos, processos mentais e nas relações com outras pessoas.

É extremamente indicado que qualquer transtorno seja acompanhado de um médico e de um psicólogo para um tratamento eficaz.  É por isso que o trabalho desses profissionais se complementa para auxiliar na evolução do prognóstico, na diminuição dos sintomas de sofrimento e para sua cura. Esses tratamentos, a depender da gravidade e das condições do paciente, podem durar meses ou anos.

Entretanto, além de tratamentos das patologias, como depressão, angústia e ansiedade, é possível, através dos atendimentos com psicólogos, encontrar outros conhecimentos sobre si próprio (o autoconhecimento) para o desenvolvimento da sua autoestima, inteligência emocional, períodos de mudanças e transformações como transições de carreira, nascimento de um filho, morte e luto de um ente querido, entre outros.

Por fim, o psicanalista é um profissional seja da área da psicologia, da psiquiatria ou até mesmo de outra formação, que realizou uma formação em psicanálise, qual tem como fundador o médico Sigmund Freud. O trabalho do psicanalista envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo, mas o trabalho do psicanalista é de um estudo do inconsciente do paciente, por acreditarem que nem tudo do paciente está acessível a sua consciência e que não temos controle total sobre o que pensamos e como agimos. Por conta disso, é um trabalho mais longo e que acessa conteúdos mais profundos.

Desse modo, saber de qual profissional você necessita é necessário um atendimento com um especialista de saúde mental para saber qual a gravidade de seu sofrimento, se há necessidade de interação com medicações, quais as indicações, etc.

Não faça diagnósticas baseados em suas suposições ou em buscas na internet. Sempre procure um profissional capacitado para te auxiliar e indicar um tratamento adequado a seu caso.